quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Irlandês cego recupera a visão com a ajuda de dente do filho

Um Irlandês que ficou cego após um explosão dois anos atrás recuperou sua visão após médicos inserirem no seu olho o dente de um filho.

Bob McNichol, de 57 anos, morador de County Mayo, no oeste do país, havia perdido a visão em um acidente com a explosão de alumínio líquido em uma usina de reciclagem em novembro de 2005.

"Eu pensei que iria ficar cego pelo resto da visa", disse McNichol à Ráio RTE.

Depois que médicos na Irlanda afirmaram que não havia mais nada que pudessem fazer, McNichol ouviu falar de uma operação miraculosa chamada osteo-odonto-keratoprótese (OOKP), realizada pelo Dr. Christopher Liu no Hospital Oftalmológico de Sussex, em Brighton, na Inglaterra.

A técnica, concebida na Itália nos anos 1960, envolve a criação de suporte para uma córnea artificial a partir de um dente e do osso adjacente do paciente.

O procedimento realizado em McNichol envolveu seu filho Robert, de 23 anos, que doou um dente, sua raiz, e parte de sua mandíbula.

O olho direito de McNichol foi reconstruído, parte do dente foi inserida nele, e uma lente posicionada em um orifício perfurado no dente.

A primeira operação durou dez horas, e a segunda, cinco.

"É difícil", disse McNichol. "Havia 65% de chance de recuperar alguma visão".

"Agora posso enxergar o suficiente para me locomover e posso ver televisão. Saí de uma completa escuridão para poder fazer coisas simples", disse McNichol.

Fonte: AFP
http://news.yahoo.com/s/afp/20080228/ts_afp/irelandbritainhealthoffbeat

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008


Deputado israelense culpa homossexuais por terremotos

JERUSALÉM (AFP) - Os homossexuais são responsáveis pela onda de terremotos que atingiu Israel nos últimos meses, porque Deus advertiu que não se deve "menear" os genitais indevidamente, disse nesta quarta-feira no Knesset (Parlamento) um deputado israelense ortodoxo.

"O Talmud nos ensina que uma das causas dos terremotos é a homossexualidade", disse Shlomo Benizri, um dos 12 deputados do partido Shass, referindo-se ao livro que reúne a tradição oral religiosa judaica.

O Knesset legalizou o homossexualismo em 1988 e nos anos seguintes diversas leis passaram a reconhecer os direitos dos homossexuais.

"Deus disse que sacudiria o mundo 'para despertar-vos se menearem vossos genitais' onde não tenham que fazê-lo", afirmou Benizri em uma comissão parlamentar que estuda medidas para proteger o país dos tremores.

Israel sofreu uma série de terremotos nos últimos meses, o último deles na sexta-feira passada, de 5 graus na escala Richter.

O Vale do Jordão, o Mar Morto e, mais ao sul, o deserto de Arava e o Mar Vermelho se encontram sobre a falha sírio-africana, local de freqüente atividade sísmica.


Fonte: AFP - http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/080220/mundo/israel_religi__o

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Motorista Bósnio estava tão bêbado "que deveria estar morto"

SARAJEVO - Um motorista Bósnio estava tão bêbado que deveria estar morto quando foi preso com um nível de álcool 20 vezes acima do limite legal, segundo informações da polícia local na última quinta-feira.

"Fiquei chocado com o resultado dos testes. A maioria das pessoas entraria em coma profundo e morreria com uma concentração de 0,4%, disse o policial Damir Cutura.

Após ter sido advertido por outros condutores de um carro ziguezagueando entre as faixas, policiais abordaram e prenderam Branko Milicevic próximo à cidade de Citluk, no sul da Bósnia.

A Polícia ficou surpresa ao ver os resultados dos testes, que mostravam uma concentração de álcol no sangue de 0,6%. O limite legal na Bósnia é de 0,03%.

"Eu solicitei que testassem o bafômetro, apenas para descobrir que ele estava funcionando perfeitamente", revelou Cutura.

O motorista foi liberado, e aguarda julgamento.


Fonte: AFP
http://uk.news.yahoo.com/afp/20080214/tod-bosnia-crime-health-offbeat-879dccc_1.html