segunda-feira, 2 de junho de 2008

Proposta de casamento acaba em "invasão" de óvnis

Uma proposta de casamento criativa gerou medo e diversas ligações para o serviço de emergência da polícia: os moradores de Plattling, na Alemanha, acreditavam que óvnis estavam sobre o céu da cidade, segundo o diário online Metro.


Segundo a polícia, diversas ligações reportavam que objetos não identificados eram vistos no céu da região, na última quarta-feira. Luzes estranhas cruzavam o céu, segundo as testemunhas.


Uma viatura foi investigar, mas os policiais ficaram decepcionados ao descobrir a verdade: um homem de 29 anos havia soltado 50 lanternas de papel durante a noite enquanto pedia sua namorada de 27 anos em casamento.

Segundo a polícia, ela disse "sim".

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2918493-EI1141,00-Proposta+de+casamento+acaba+em+invasao+de+ovnis.html


Japonês encontra mulher vivendo em armário de sua casa

Intrigado com o desaparecimento de alimentos em sua geladeira, um japonês teve uma grande surpresa ao descobrir que uma mulher vivia em um armário de sua casa havia vários meses.

O homem, de 57 anos, que mora sozinho --como ele pensava--, instalou uma câmera de segurança em casa, na cidade de Fukuoka (oeste), para descobrir o motivo do desaparecimento de comida em sua cozinha.

Ele chamou a polícia ao ver nas imagens uma mulher passeando pela casa na sua ausência. "Revistamos o local na presença dele e encontramos a mulher instalada em um armário", afirmou o porta-voz da polícia de Fukuoka.

A mulher, Tatsuko Horikawa, 58, vivia escondida na parte superior de um armário, com espaço suficiente apenas para abrigar uma pessoa deitada, onde havia colocado um colchão e várias garrafas de água.

"A mulher explicou aos investigadores que não tinha onde viver. Parece que viveu aqui durante um ano, mas não o tempo todo", disse uma fonte policial.

Ela foi detida e a polícia suspeita que Tatsuko pode ter instalado esconderijos nos armários de outras casas do bairro.

Fonte: France Presse
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u406955.shtml

Britânicos que fizerem teste de clamídia concorrerão a viagem

Jovens britânicos que se submeterem aos testes para detectar clamídia vão concorrer a uma viagem.

A iniciativa foi lançada pelo governo na região nordeste do Reino Unido e tem como objetivo diminuir a incidência da doença sexualmente transmissível que, na maioria dos casos, não apresenta sintomas.

De acordo com dados oficiais, 50% dos homens e 70% das mulheres não sabem que estão infectados e uma em cada dez pessoas pode ficar infértil se não receber tratamento para clamídia.

A campanha tem como público alvo jovens de 16 a 24 anos nas cidades de Northumberland, Tyne e Wear. Quem participar dos testes e encorajar mais três amigos a fazer o mesmo poderá concorrer à viagem.

O diretor de saúde pública de Newcastle, Danny Ruta, disse que o sistema público de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) pesquisou as técnicas de marketing em prática pelo setor privado para atrair os jovens.

"Nunca conseguirei enfatizar o suficiente as sérias conseqüências que podem ser causadas aos jovens que não diagnosticarem clamídia. A doença pode arruinar seus planos de ter uma família", disse Ruta.

"Acreditamos que a competição será uma boa forma de atrair os jovens e acho que o NHS deve investir nisso", acrescentou ele.

Fonte: BBC

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u406650.shtml

Cantos gregorianos são usados para melhorar qualidade dos vinhos chilenos

O enólogo chileno Aurelio Montes, fundador da Viña Montes, reproduz cantos gregorianos em suas adegas para melhorar a qualidade da bebida durante sua criação, pois, segundo ele, a música e o vinho formam uma união indissolúvel.

"Sempre achamos que a música e o vinho andam juntos. É muito diferente tomar uma taça em um lugar barulhento e incômodo do que o fazer sentado escutando uma música agradável, seja clássica ou moderna", explica à Agência Efe.

Por isso, quando em 2004 construiu sua adega do Valle de Colchagua (centro), Montes colocou um equipamento de música e alto-falantes para envolver a sala de tonéis com cantos gregorianos e conseguir que o vinho amadurecesse em um ambiente relaxante.

"Queríamos um tipo de música que desse uma sensação de calma e paz e descobrimos que os cantos gregorianos eram algo sagrado, relaxante", afirmou Montes.

A suspeita de que a música tinha influência na bebida foi confirmada por um estudo publicado na revista "National Geographic" que destacava a influência positiva dos ritmos e melodias na água e nas plantas.

"No vinho, as diferenças são muito sutis", explica Montes, convencido de que a música monástica beneficia seus vinhos, sobretudo o Cabernet Sauvignon.

"Desde que colocamos música, o vinho envelhece com uma grata harmonia. No início, o vinho é um pouco agressivo, como um jovem, mas com a música os taninos se acalmam", assegura.

A vontade de relacionar vinho e música fez com que Aurelio Montes iniciasse, junto à Universidade Heriot-Watt (em Edimburgo, na Escócia), uma ambiciosa pesquisa que determinou que a música pode influir no sabor.

Os psicólogos desta universidade escocesa comprovaram que as diversas melodias estimulam distintas partes do cérebro e preparam o consumidor para degustar os vinhos.

Assim, uma peça musical de grande força como "Carmina Burana" faz com que um Cabernet Sauvignon seja degustado até 60% mais forte e encorpado.

Por outro lado, na hora de saborear um Chardonnay, o ideal é escutar "Rock DJ", de Robbie Williams, ou "Spinning around", de Kylie Minogue, enquanto para tomar um Syrah o melhor é um clássico como "Nessun Dorma", de Puccini, interpretada por Luciano Pavarotti.

Embora Aurelio Montes intuísse que havia relação direta entre música e percepção gustativa do vinho, o enólogo está "extremamente surpreso" com a pesquisa.

Animado com os resultados, o fundador da Viña Montes já tem em mente novos testes para que o vinho possa ouvir estrelas do rock como Jimi Hendrix.

Aurelio Montes está convencido de que estas descobertas influirão nos hábitos de consumo e não descarta que, apesar do tipo de comida recomendado, os rótulos do futuro tenham o tipo de música para realçar suas qualidades.

Inspirar o amadurecimento do vinho com música é, por enquanto, um método exclusivo de Viña Montes, mas seu descobridor tem certeza de que outras adegas adotarão em breve esta inovadora técnica.

Ainda se verá o efeito deste peculiar achado no sofisticado universo vinícola, coalhado de tons, variedades, matizes e aromas.

Mas Aurelio Montes não acredita que o vinho se torne mais elitista e exclusivo.

"O que acontece é que o vinho é um dos poucos produtos considerados uma obra de arte, porque, em sua elaboração, há um pouco de artesanato", diz ele.

Por enquanto, os produtores de vinho que queiram tirar o máximo de proveito de seu produto deverão adquirir conhecimentos musicais, enquanto os consumidores, além de escolher a comida adequada, se verão na encruzilhada de escutar Rolling Stones ou Paul McCartney.

Fonte: EFE
http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u406718.shtml