Irlandês cego recupera a visão com a ajuda de dente do filho
Um Irlandês que ficou cego após um explosão dois anos atrás recuperou sua visão após médicos inserirem no seu olho o dente de um filho.
Bob McNichol, de 57 anos, morador de County Mayo, no oeste do país, havia perdido a visão em um acidente com a explosão de alumínio líquido em uma usina de reciclagem em novembro de 2005.
"Eu pensei que iria ficar cego pelo resto da visa", disse McNichol à Ráio RTE.
Depois que médicos na Irlanda afirmaram que não havia mais nada que pudessem fazer, McNichol ouviu falar de uma operação miraculosa chamada osteo-odonto-keratoprótese (OOKP), realizada pelo Dr. Christopher Liu no Hospital Oftalmológico de Sussex, em Brighton, na Inglaterra.
A técnica, concebida na Itália nos anos 1960, envolve a criação de suporte para uma córnea artificial a partir de um dente e do osso adjacente do paciente.
O procedimento realizado em McNichol envolveu seu filho Robert, de 23 anos, que doou um dente, sua raiz, e parte de sua mandíbula.
O olho direito de McNichol foi reconstruído, parte do dente foi inserida nele, e uma lente posicionada em um orifício perfurado no dente.
A primeira operação durou dez horas, e a segunda, cinco.
"É difícil", disse McNichol. "Havia 65% de chance de recuperar alguma visão".
"Agora posso enxergar o suficiente para me locomover e posso ver televisão. Saí de uma completa escuridão para poder fazer coisas simples", disse McNichol.
Fonte: AFP
http://news.yahoo.com/s/afp/20080228/ts_afp/irelandbritainhealthoffbeat