Segundo o tablóide britânico "Daily Mail", Comet foi treinado por seu adestrador Dean Pomerleau, 41, utilizando uma técnica chamada "reforço positivo" --para cada tarefa cumprida, o peixe ganha uma quantidade de comida.
Como resultado, o peixe aprendeu a buscar uma argola jogada pelo treinador, nadar em ziguezague em torno de "postes" no aquário e mandar uma bola para dentro do gol.
Para o treinador, a habilidade não é exclusividade de Comet --qualquer peixe pode aprender esses truques. "Há muitas evidências de que os peixes são muito mais inteligentes do que as pessoas acreditam", afirma.
Por isso, Pomerleau fez uma parceria com a empresa norte-americana R2 Solutions para o lançamento de um kit que permite que os donos treinem suas próprias mascotes aquáticas. O produto vem com postes, barras e túneis para o adestramento dos peixes, além de um DVD com instruções.
"Com as ferramentas corretas e a promessa básica de comida como recompensa, os peixes podem aprender truques complicados muito rápido", afirma. "Agora as pessoas em busca de um cão podem cogitar comprar um peixe."
Fonte: UOL
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u398908.shtml