segunda-feira, 12 de maio de 2008

Habilidoso, peixe dourado joga futebol e dança em aquário

Ele joga futebol, basquete, nada em ziguezague e até "dança"- mais especificamente faz aquele passo em que é preciso passar por baixo de uma barra, que a cada rodada fica a uma altura menor. Conheça o Comet, um peixe dourado de dois anos que seus criadores querem tornar o "mais inteligente do mundo". Por enquanto, o animal já deu origem a um kit para que donos supostamente tornem suas mascotes aquáticas tão hábeis quanto ele.

Segundo o tablóide britânico "Daily Mail", Comet foi treinado por seu adestrador Dean Pomerleau, 41, utilizando uma técnica chamada "reforço positivo" --para cada tarefa cumprida, o peixe ganha uma quantidade de comida.

Como resultado, o peixe aprendeu a buscar uma argola jogada pelo treinador, nadar em ziguezague em torno de "postes" no aquário e mandar uma bola para dentro do gol.

Para o treinador, a habilidade não é exclusividade de Comet --qualquer peixe pode aprender esses truques. "Há muitas evidências de que os peixes são muito mais inteligentes do que as pessoas acreditam", afirma.

Por isso, Pomerleau fez uma parceria com a empresa norte-americana R2 Solutions para o lançamento de um kit que permite que os donos treinem suas próprias mascotes aquáticas. O produto vem com postes, barras e túneis para o adestramento dos peixes, além de um DVD com instruções.

"Com as ferramentas corretas e a promessa básica de comida como recompensa, os peixes podem aprender truques complicados muito rápido", afirma. "Agora as pessoas em busca de um cão podem cogitar comprar um peixe."

Fonte: UOL
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u398908.shtml