quarta-feira, 12 de março de 2008

Mulher de 78 anos sai ilesa ao ser atropelada por trem a 150 km/h

Uma mulher de 78 anos, que foi atropelada por um trem em alta velocidade, sofreu apenas ferimentos leves, informou hoje a agência de notícias APA. O acidente ocorreu ontem à noite, na cidade de trem na estação de Leonding (centro da Áustria).

A mulher, que sofre do mal de Alzheimer, encontrava-se nos trilhos da ferrovia quando foi atropelada pelo trem de carga, que circulava a 150 km/h. O condutor disse que viu a idosa, mas não conseguiu frear a tempo. De acordo com a equipe que a socorreu, a anciã estava perfeitamente lúcida, apesar do trem "ter passado por cima dela". A mulher foi retirada debaixo do trem com apenas um ferimento leve na cabeça e um corte na perna esquerda.

Fonte: France Press
http://www.uol.com.br/folha/mundo/ult94u43412.shl

Antes tarde do que nunca: livro é devolvido a biblioteca com mais de 100 anos de atraso

Um Finlandês pensou que "antes tarde do que nunca" e discretamente devolveu um livro emprestado há mais de 100 anos de uma biblioteca em Vantaa, no sul da Finlândia.

A biblioteca há muito já havia perdido de vista o empréstimo, mas deu as boas-vindas ao retorno às suas coleções de um volume de 1902 do Vartija, um ativo periódico religioso mensal à época.

"Não temos certeza sobre quando ele foi emprestado ou quem o devolveu. Não havia nenhum documento com o periódico", contou a bibliotecáriaMinna Saastamoinen.

"Há uma velha nota presa ao livro, que diz existir uma multa de 10 centavos por semana para empréstimos em atraso", ela acrescentou.

Segundo ela, a etiqueta da biblioteca dentro da capa, e a escrita à moda antiga nela, demonstram que o livro foi emprestado oficialmente pela última vez no início do século passado.

A Finlândia é conhecida pela ampla rede de bibliotcas, com mais de 900 bibliotecas para seus 5,3 milhões de habitantes. Em 2006, cada Finlandês, em média, visitou uma biblioteca 11 vezes, e tomou emprestados cerca de 20 livros.

O periódico foi emprestado há tanto tempo que o ramo Korso da biblioteca Vantaa, no qual o tomo finalmente foi devolvido, nem mesmo existia quando o livro foi emprestado.


Fonte: Reuters
http://news.yahoo.com/s/nm/20080311/od_nm/library_dc_1

Professor israelense afirma que Moisés agiu sob efeito de alucinógenos

JERUSALÉM - O profeta Moisés estava sob efeito de poderosos alucinógenos quando desceu o Monte Sinai e apresentou ao povo judeu os Dez Mandamentos, afirma Benny Shanon, professor do Departamento de Psicologia Cognitiva da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Em um artigo provocador publicado esta semana pelo "Time and Mind", um jornal dedicado à filosofia, Shanon considera que o consumo de psicotrópicos fazia parte dos rituais religiosos dos judeus mencionados pelo livro do Êxodo na Bíblia.

"Em relação a Moisés no Monte Sinai, trata-se de um acontecimento cósmico sobrenatural no qual não acredito, ou de uma lenda na qual também não creio, ou - e isso é muito provável - de um acontecimento que uniu Moisés e o povo de Israel sob o efeito de alucinógenos", afirmou o professor à rádio pública israelense.

"A Bíblia afirma nesse sentido que 'o povo vê sons' e esse é um fenômeno muito clássico, por exemplo na tradição da América Latina, onde se pode 'ver' a música", acrescentou.

Também mencionou os exemplos da sarça ardente e da Árvore do Conhecimento no Jardim do Éden, indicando que, nos desertos do Sinai egípcio e do Neguev israelense, há ervas e plantas alucinógenas que os beduínos ainda utilizam.

De acordo com o professor Shanon, as sociedades tradicionais xamânicas utilizam alucinógenos em seus ritos religiosos. "Mas essa utilização está submetida a regras muito estritas", explica.

"Fui convidado em 1991 para uma cerimônia religiosa no norte da Amazônia, no Brasil, durante a qual provei um preparado feito com uma planta, a ayahuasca, e tive visões de conotação espiritual e religiosa", acrescentou.

Segundo este pesquisador, os efeitos psicodélicos das bebidas preparadas com a ayahuasca são comparáveis aos produzidos pelas bebidas fabricadas com o córtex da acácia. A Bíblia menciona esta árvore freqüentemente e sua madeira é parecida com a que foi utilizada para talhar a Arca da Aliança.


Fonte: AFP, via UOL
http://diversao.uol.com.br/ultnot/afp/2008/03/04/ult32u18834.jhtm