quarta-feira, 12 de março de 2008

Antes tarde do que nunca: livro é devolvido a biblioteca com mais de 100 anos de atraso

Um Finlandês pensou que "antes tarde do que nunca" e discretamente devolveu um livro emprestado há mais de 100 anos de uma biblioteca em Vantaa, no sul da Finlândia.

A biblioteca há muito já havia perdido de vista o empréstimo, mas deu as boas-vindas ao retorno às suas coleções de um volume de 1902 do Vartija, um ativo periódico religioso mensal à época.

"Não temos certeza sobre quando ele foi emprestado ou quem o devolveu. Não havia nenhum documento com o periódico", contou a bibliotecáriaMinna Saastamoinen.

"Há uma velha nota presa ao livro, que diz existir uma multa de 10 centavos por semana para empréstimos em atraso", ela acrescentou.

Segundo ela, a etiqueta da biblioteca dentro da capa, e a escrita à moda antiga nela, demonstram que o livro foi emprestado oficialmente pela última vez no início do século passado.

A Finlândia é conhecida pela ampla rede de bibliotcas, com mais de 900 bibliotecas para seus 5,3 milhões de habitantes. Em 2006, cada Finlandês, em média, visitou uma biblioteca 11 vezes, e tomou emprestados cerca de 20 livros.

O periódico foi emprestado há tanto tempo que o ramo Korso da biblioteca Vantaa, no qual o tomo finalmente foi devolvido, nem mesmo existia quando o livro foi emprestado.


Fonte: Reuters
http://news.yahoo.com/s/nm/20080311/od_nm/library_dc_1

0 comentários: