domingo, 27 de abril de 2008

Campeão mundial de boxe-xadrez quer esporte na Olimpíada

O boxe não é só músculo. O alemão Frank Stoldt, de 38 anos, um policial que trabalha em Kosovo pelas Nações Unidas, venceu neste sábado um duelo intercontinental de boxe-xadrez, uma nova modalidade.


Ele "nocauteou" o norte-americano David ‘Double D‘ Depto, de 30 anos, depois de um xeque-mate após 15 segundos da sétima rodada.

O esporte, que teve um público de 800 torcedore
s em um ginásio de Berlim, mescla um round de boxe com quatro minutos diante do tabuleiro.

Depois de sair do ringue, os atletas têm um minuto para se recomporem e sentarem para a disputa mental. Vence o confronto quem colocar o rival na lona ou chegar no xeque-mate primeiro.

Stodt é um craque do boxe-xadrez. É o atual campeão europeu e pela primeira vez enfrentou um norte-americano. Sua vitória no tabuleiro é uma raridade no esporte. Na maioria das vezes, o vencedor sai nos ringues.

O esportista sonha alto: "alguns anos atrás, as pessoas riram do biatlo e hoje é um esporte olímpico (o biatlo é disputado nas Olimpíadas de Inverno desde Squaw Valley-1960)! Desejo o mesmo para o boxe-xadrez!"

Fonte: UOL
http://uolesporte.blog.uol.com.br/arch2007-11-04_2007-11-10.html#2007_11-04_09_49_25-10305746-0

Novela teria ajudado a reduzir taxa de natalidade no Brasil

Londres - O hábito de ver novelas teria contribuído para a grande queda da natalidade registrada no Brasil nos últimos 40 anos, afirma um estudo divulgado esta semana no Reino Unido.

A pesquisa, realizada pelo Centro de Pesquisa de Política Econômica (CEPR), de Londres, ressalta que isso não quer dizer exatamente que a população dedique mais tempo a ver TV do que na cama.

Após estudar censos populacionais do Brasil e pesquisas anteriores que incluíam entrevistas com brasileiras, o CEPR descobriu que a taxa de natalidade no Brasil caiu de 6,3 filhos por mulher em 1960 para apenas 2,3 filhos em 2000.

Segundo o estudo, a causa dessa queda reside parcialmente no tamanho das famílias retratadas pelas novelas, que estaria influenciando no número de filhos tidos pelas brasileiras.

As novelas exercem um "considerável efeito" no número de filhos que as mulheres querem ter no Brasil, afirmou Eliana La Ferrara, um dos autores da pesquisa.

"O maior efeito, consistente com uma conduta de retração, afeta mulheres de camadas socioeconômicas baixas e mulheres em fase intermediária e tardia de seus ciclos de fertilidade", dizem os pesquisadores.

Curiosamente, as tramas mexicanas não produzem o mesmo efeito, de acordo com o estudo.

O CEPR também analisou a influência das novelas na escolha dos nomes que as mães dão para os filhos.

Segundo os pesquisadores, há quatro vezes mais de probabilidades de as brasileiras que assistem às tramas batizarem seus filhos com o nome dos personagens do enredo.

A pesquisa, acrescentam os autores, demonstra a influência das novelas no comportamento social e o impacto que isso pode ter para os Governos que desejam introduzir mudanças em países em desenvolvimento com problemas de analfabetismo.

Questões como a educação infantil, a conscientização sobre a aids e os direitos de minorias poderiam ser beneficiadas pelo bom uso social das novelas, segundo o CEPR.

Fonte: UOL
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/04/17/ult1766u26673.jhtm


Ladrões roubam trem que levava almofadas da "Playboy"

Um roubo de trem despertou comentários graciosos em Marselha, no sul da França, após um jornal local noticiar que os assaltantes levaram apenas almofadas com o logotipo da revista masculina "Playboy".

De acordo com o jornal "La Provence", o ataque ocorreu em um subúrbio de Marselha. Os bandidos teriam colocado madeiras e barreiras metálicas para obrigar o trem a parar.

Em seguida os assaltantes --cujo número a reportagem não precisa-- entraram no comboio, à procura de material valioso nos contêineres.

O episódio poderia ter despertado um debate a respeito da segurança do frete, se o resultado do roubo não tivesse sido apenas almofadas com o conhecido logotipo de coelhinho da revista "Playboy", de acordo com a polícia.

O inusitado assalto deu lugar a piadinhas entre os leitores que comentaram a notícia online. Apenas um deles apontou o que considera ser uma falta de segurança nas operações de frete na região.

Outro comentou jocosamente ter tido "a impressão de estar na época do Velho Oeste e dos ataques às diligências".

Um internauta brincou que "as suspeitas mais fortes recaem sobre os irmãos Dalton, Joe Índio e Jesse James" --foras-da-lei do cinema ou das histórias em quadrinho.

Já um terceiro garantiu: "Se for Rantanplan [o cão do personagem de quadrinhos Lucky Luke] que investigar o caso, podem ficar tranqüilos".

Segundo o jornal "La Provence", a polícia não soube dizer se algo mais foi roubado além das almofadas da "Playboy".

O maquinista não se feriu, e o carro utilizado no roubo foi mais tarde encontrado queimado, de acordo com a reportagem.

Fonte: BBC Brasil
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u396043.shtml