quarta-feira, 27 de agosto de 2008

'Cartilha' pede para motoristas não abandonarem carros em movimento

Os motoristas da República de Chipre, no Oriente Médio, foram instruídos a não abandonarem seus carros quando os veículos ainda estiverem em movimento. Além disso, os ocupantes não devem colocar seus braços e pernas para fora da janela do automóvel.

Esses conselhos prudentes fazer parte de um novo código de segurança nas estradas, a primeira iniciativa para melhorar os hábitos dos motoristas cipriotas em anos, conforme noticiou a publicação local “Phileleftheros”.

Criado num país onde muitos dirigem com apenas uma mão, crianças ficam soltas no banco de trás dos veículos e motoristas estacionam sobre as calçadas, o novo código também ensina os cipriotas a usar a buzina. Esse barulho será proibido em áreas residenciais.

Fonte: Reuters
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL592253-6091,00.html

Ciclistas querem ensinar holandeses a roubarem bicicletas

Um grupo de ciclistas da Holanda quer ensinar as pessoas deste país a roubarem bicicletas. Isso porque, explicam, quanto mais conhecimento sobre o assunto, mais conscientes as pessoas serão em relação à segurança.

“Especialistas em cadeado podem ensinar essas pessoas a abri-los. Com isso, os ciclistas aprendem como podem manter suas bicicletas seguras”, afirmou um porta-voz do grupo.

Cerca de 700 mil bicicletas foram roubadas na Holanda em 2007, país onde há cerca de 18 milhões delas – o número se justifica pelo fato de elas serem o principal meio de transporte local.

O objetivo do grupo é rodar todo o país oferecendo as aulas de furto que já se mostraram úteis principalmente para aqueles que mudam para cidades grandes, como Amsterdã. Acostumados a lugares mais pacatos, esses ciclistas são geralmente os que protegem menos as suas magrelas de furtos.

Fonte: Reuters
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL592382-6091,00.html

Camiseta com desenho de arma impede homem de embarcar em avião

Guardas do aeroporto de Heathrow, na Inglaterra, impediram um homem de embarcar porque a estampa de sua camiseta mostrava uma arma, divulgou o jornal “The Sun”. O desenho mostrava o personagem Optimus Prime, da série “Transformers”.

Brad Jayakody, 30, ficou chocado ao ouvir que ele teria de trocar de camiseta caso quisesse embarcar no vôo da British Airways para a Alemanha, no terminal 5 do aeroporto. O consultor de tecnologia, que estava acompanhado de quatro amigos, pediu então para ver o responsável pela segurança.

Para sua surpresa, esse funcionário apoiou a determinação de seu subalterno e ameaçou prender Jayakody. A publicação não informa se o rapaz perdeu o vôo ou acabou trocando a camiseta.

Ao “The Sun”, o passageiro contou que seu amigo foi revistado depois que o alarme disparou. “Em seguida, o guarda me parou e disse que eu não poderia embarcar, porque havia uma arma em minha camiseta”, disse à publicação. “É o desenho de um robô segurando uma arma. O que eu poderia fazer, usar a camiseta para fingir que tenho uma arma?”, questionou.

Um porta-voz do Heathrow afirmou que se uma camiseta exibir uma “palavra rude” ou uma bomba, por exemplo, o passageiro pode ter de tirá-la. “Estamos investigando o que aconteceu, para saber se o caso se encaixa nessa categoria.”

Fonte: G1
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL592217-6091,00.html

Polonês constrói casa de cabeça para baixo na Alemanha

Operário trabalha nos acertos finais da 'Casa de cabeça para baixo', em Trassenheide, na Alemanha.

A casa, construída pelo polonês Krzysztof Szczyska, faz parte do projeto artístico 'O mundo de cabeça para baixo', que será aberto ao público na próxima semana.

Os móveis e objetos da casa também serão instalados ao contrário: sofás no teto e lustres no chão.

Observação: Um advogado mineiro está à frente do Polonês: já construiu uma casa nesse estilo. Gostou tanto que já iniciou a construção de uma segunda. Veja a casa aqui.

Fonte: AP
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL737071-6091,00-POLONES+CONSTROI+CASA+DE+CABECA+PARA+BAIXO+NA+ALEMANHA.html


Jovem de 16 anos quer dar volta ao mundo sozinho de barco

Um jovem de 16 anos de Los Angeles quer se tornar a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo de barco sozinho. Zac Sunderland começa neste sábado uma viagem ao redor do mundo a bordo do barco Intrépido, que ele comprou com suas próprias economias.

Zac, que não tem idade para dirigir um carro nos Estados Unidos, planeja passar um ano a bordo do barco de 11 metros para completar o seu roteiro. Para conseguir bater o recorde, ele precisa voltar para Los Angeles até janeiro de 2010. O recorde atual pertence ao australiano David Dicks, que em 1996 completou uma volta ao mundo aos 18 anos e 41 dias.

"Será uma aventura incrível ir para todos esses lugares, encontrar todas essas pessoas, só conhecendo todos os diferentes lugares do mundo. É a aventura de uma vida", disse ele à BBC.

Entre os desafios cotidianos de Zac está a preparação da sua própria comida, já que ele admite que não tem muita intimidade com o fogão. Ele traz a bordo um aparelho microondas para emergências.

O estoque inicial de comida fresca deve durar quatro semanas. Depois disso, ele terá de apelar para enlatados ou peixes que conseguir pescar no caminho.

Ele prevê que passará períodos de quatro a seis semanas completamente sozinho no mar, entre paradas. Para se distrair, ele também carrega consigo dois iPods no barco.

Itinerário

No total, ele deve percorrer mais de 64 mil quilômetros. A primeira parada de Zac será nas Ilhas Marshall, a 6,4 mil quilômetros de Los Angeles. Em seguida, ele passará por Papua Nova Guiné e Austrália, até ingressar no Oceano Índico, por onde navegará pelas Ilhas Maurício e Madagascar.

Ao passar pelo Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, ele navegará pelo sul do Oceano Atlântico. Ele então passará pelo Canal do Panamá e por Galapagos, antes de voltar para a Califórnia.

Originalmente, Zac queria navegar pelo Canal de Suez, no Egito, mas ele desistiu da idéia ao ler sobre piratas que operam na costa da Somália.

A bordo do barco, ele pretende continuar com os estudos para não se atrasar na escola.
"Eu trago todos meus livros comigo. Eu ainda tenho um ano para terminar no colégio e tenho que mandar meus testes (por e-mail) para minha mãe. Ela vai corrigi-los para se certificar de que estou estudando bem."

A mãe do jovem - que no passado já levou a família para uma viagem de três anos pelo Pacífico - encoraja a aventura.

"Sobre se preocupar com alguma tragédia, eu não tenho essa preocupação. Eu acho que nós tomamos todas as precauções necessárias, ele tem todos os equipamentos mais modernos, o seu próprio pai equipou o barco. Até onde pudemos, nós administramos esses riscos", disse Marianne Sunderland, que trabalha no setor naval.

Zac pretende escrever um livro sua experiência durante a viagem e também captará imagens para um possível documentário.

Fonte: BBC Brasil
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u412453.shtml

Britânica de 61 anos completa volta ao mundo correndo

Uma britânica de 61 anos foi recebida com festa no País de Gales após dar a volta ao mundo correndo.

Depois de passar quatro anos e meio na estrada, Rosie Swale-Pope chegou a Tenby, sua cidade natal, de muletas, devido a fraturas na perna. "Foi uma aventura que começou após um episódio triste e se transformou em alegria", disse ela.

Rosie decidiu iniciar uma volta ao mundo em outubro de 2003 depois que seu marido morreu de câncer de próstata. Seu objetivo era divulgar e levantar dinheiro para organizações beneficentes dedicadas a pessoas que sofrem da doença.

Ela retornou ao Reino Unido no dia 19 de junho e continuou correndo até chegar em casa. O fim do percurso foi ameaçado por causa das fraturas, mas ela conta que o problema serviu para dar "mais emoção".

O filho de Rosie disse estar muito orgulhoso da mãe. "Eu estou muito feliz porque deu tudo certo. É um grande alívio que ela tenha completado a volta e chegado em casa com segurança. Estava muito preocupado que algo desse errado", disse James, 37.

Propostas de casamento

A britânica percorreu um trajeto de 32 mil quilômetros em 12 países tendo enfrentado temperaturas de até 60ºC negativos, pneumonia dupla e fortes dores quando quebrou uma costela.

Ela contou ter recebido 29 propostas de casamento e sido perseguida por lobos e por um homem nu que carregava uma machadinha.

Depois de dar largada à aventura no Reino Unido, Rosie passou pela Holanda, Bélgica e Polônia antes de chegar à Rússia, onde percorreu correndo o caminho por onde passa a ferrovia Transiberiana.

Em seguida, atravessou o estreito de Bering, alcançando o Alasca, de onde seguiu para os Estados Unidos, Canadá e Groelândia.

Na reta final, ela atravessou a Islândia e a Irlanda, até desembarcar na Escócia. Nos anos 70, a britânica havia ficado famosa ao dar a volta ao mundo num barco a vela.

Ela espera entrar para o Guinness, o livro dos recordes, como a primeira pessoa a dar duas vezes a volta ao mundo velejando e correndo.

Fonte: BBC
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u437972.shtml

Corte saudita julga pedido de divórcio de garota de 8 anos

Um tribunal na Arábia Saudita deve julgar o pedido de divórcio feito em nome de uma menina de 8 anos de idade que foi casada pelo pai com um homem de mais de 50 anos, segundo o jornal saudita "Al Watan".

O pedido foi feito pela mãe da garota e o caso será julgado em setembro na corte de Unayzah, distante cerca de 220 km da capital do país, Riad.

O advogado contratado pela mãe, Abdullah Jtili, afirmou que o pai acertou o casamento sem comunicar à menina, que ainda freqüenta a escola primária.

"Ela ainda não sabe que se casou", disse ele ao jornal.

O "Al Watan" afirma ainda que parentes da menina estão lutando pela anulação do casamento.

"Lobos ferozes"

Não existe idade mínima para o casamento na Arábia Saudita. A autoridade encarregada de oficializar uniões, o Mathoon, pode realizar a cerimônia apenas com o consentimento verbal do noivo e da noiva ou de seu guardião.

Em tese, um pai pode casar sua filha em qualquer momento, desde que o marido se abstenha de fazer sexo com ela até que atinja a puberdade, afirmou o Mathoon Ahmad Al Muabi à TV árabe LBC.

"Um homem pode firmar um contrato de casamento com uma garota de 1 ano, para não mencionar garotas de 9, 7 ou 8 anos. Esse é apenas um documento indicando o consentimento e o guardião deve ser o pai", disse ele.

Muabi defende a prática, dizendo que ela pode ser positiva em casos em que o pai tenha várias filhas.
"Não é melhor casar sua filha com um homem que a proteja, sustente e, quando chegar à idade certa, faça sexo com ela? Quem disse que todos os homens são lobos ferozes?", questionou.

Mudar a lei

Mas, dentro da Arábia Saudita, nem todos concordam com ele. O xeque Muhammad Al Nuhaimi, um importante clérigo saudita, pertence a um grupo de religiosos e ativistas que pressionam o governo para que introduza uma idade mínima para casamentos.

"Existem interpretações religiosas divergentes, por isso precisamos que o governo resolva o assunto com uma legislação", afirmou.

A Comissão de Direitos Humanos saudita afirmou estar estudando o assunto dos casamentos com noivas menores de idade para apresentar um parecer ao governo.

"Estamos analisando a questão para poder pôr fim ao fenômeno. Esses casamentos violam acordos internacionais assinados pelo país", afirmou Zuhair Al-Harithy, porta-voz da organização.

Recentemente o grupo conseguiu adiar a consumação de um casamento entre um homem de mais de 60 anos com uma garota de 10 anos.

Em abril, o caso de outra menina de 8 anos de idade que pediu a anulação de seu casamento com um rapaz de 28 anos, ganhou projeção internacional. O casamento, feito no vizinho Iêmen, foi anulado.

Fonte: BBC
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u437534.shtml

Espanhóis pagam 400 euros para serem seqüestrados

Uma empresa de Barcelona, na Espanha, está propondo que seus clientes passem por um seqüestro. Segundo informações divulgadas ontem, mais de dez pessoas já toparam a experiência, que custa 400 euros.

Por um prazo de 20 dias, funcionários seguem todos os passos da pessoa antes de seqüestrá-la. O cliente deve assinar um acordo prévio em que assume a vontade de viver em um "cativeiro virtual".

Durante o período que antecede a "captura", a empresa vigia o cliente e toma conhecimento de todos os detalhes sobre sua rotina. Depois de vários dias, os "simuladores" o seqüestram. Em seguida, ele é colocado em um sótão, onde passa horas amarrado.

A empresa, criada em 2006, espera aumentar sua clientela em breve. Ela assegura que presta um serviço, ajudando seus clientes a se tornarem mais atentos.

Fonte: Terra Argentina
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2957624-EI1141,00-Espanhois+pagam+euros+para+serem+sequestrados.html

Homem tenta pagar água com "cheque" de papel higiênico

Um homem que está reclamando do valor que lhe é cobrado pela companhia de abastecimento de água tentou pagar a conta com um cheque escrito em papel higiênico.

Ron Borgna, que tem uma dívida de cerca de US$ 2,5 mil com a companhia de Binghamton, no Estado de Nova York, fez o cheque em um papel higiênico de folha dupla e perfume floral na quarta-feira.

Os desentendimentos entre o homem e a companhia tiveram início em setembro de 2006, quando Borgna recebeu uma conta de água de US$ 442.

Ele alega que o valor estava errado. Com as multas e os juros pelo não pagamento, a conta não parou de crescer e chegou ao valor de US$ 2,5 mil.

As autoridades de Binghamton se recusaram a aceitar o "cheque" de papel higiênico. Após uma discussão, Borgna foi retirado do prédio onde tentava fazer o pagamento. Ele contou que entrou no juizado de pequenas causas para resolver o impasse.

Fonte: AP
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2716798-EI1141,00.html

Iraque: moradores de cidade avistam suposto dragão

Carros armados, mísseis e blindados são comuns no Iraque. Mas não se tinha notícias de dragões no país. Pelo menos até alguns dias atrás, quando um animal de espécie desconhecida foi avistado no Curdistão, informou o Corriere della Sera.

De acordo com a agência local Vozes do Iraque, no início da semana um grupo de habitantes da cidade de Dihuk se deparou com um animal de aproximadamente 4 metros de comprimento.

O vice-reitor de uma universidade local, Hussein Amin, que viu as imagens feitas pelo grupo, explicou que o animal "tem uma forma semelhante à de um dragão" e levantou a hipótese de que a criatura tenha ao menos 100 anos.

Os moradores de Dihuk afirmam que o animal não se parece com nenhuma das espécies conhecidas.

Para tentar descobrir de que espécie se trata, os estudiosos da universidade enviaram as imagens a dois centros de pesquisa na Grã-Bretanha e na Alemanha.

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2955747-EI1141,00-Iraque+moradores+de+cidade+avistam+suposto+dragao.html

Japoneses inventam "cerveja" para crianças

Uma empresa japonesa lançou uma linha de bebidas "alcoólicas" para crianças. A Sangaria vende cervejas, vinhos, champanhes e coquetéis feitos especialmente para o público infantil, segundo o blog Kilian-Nakamura.

As bebidas têm feito tanto sucesso que estão sendo oferecidas em garrafas, latas e até embalagens com seis unidades. Os consumidores também podem adquirir o produto em restaurantes. A cerveja, por exemplo, é feita a base de soda e suco de maçã.

Diferente do Ocidente, onde uma linha de produtos como esta provavelmente despertaria críticas, no Japão as bebidas infantis são bem aceitas. A Sangaria veicula inclusive um comercial na TV em que crianças reunidas bebem cerveja.

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2955171-EI1141,00-Japoneses+inventam+cerveja+para+criancas.html

Britânica recebe conta de luz de R$ 287 milhões

Uma britânica de Cambridge levou um susto ao receber uma conta de luz no valor de 90 milhões de libras (mais de R$ 287 milhões) de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira pelo diário online Ananova. O montante é equivalente a deixar luzes acesas por 1,9 mil anos, segundo o jornal Daily Mirror.

Alison Turner disse que ficou chocada com a correspondência. "Eu sei que as contas de eletricidade subiram recentemente, mas isso já é ridículo", desabafou a mulher.

A empresa responsável cancelou a conta. Um porta-voz da companhia Npower afirmou que existem sistemas para prevenir esse tipo de erro, portanto não sabe explicar a causa do incidente.

A companhia afirmou que leva as contas dos clientes muito a sério e pretende investigar o erro.

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2955003-EI1141,00-Britanica+recebe+conta+de+luz+de+R+milhoes.html

Morto ganha eleições municipais na Romênia

Um morto ganhou as eleições municipais na cidade de Voinesti, no nordeste da Romênia, informou ontem a agência romena HotNews.

O candidato social-democrata Neculai Ivascu faleceu na manhã do último domingo, dia das eleições, que venceu com 1051 votos, frente aos 1028 recebidos por seu adversário liberal.

Os eleitores estiveram a par da morte durante o dia de votação, e a situação também foi comunicada ao Escritório Eleitoral Central (BEC).

A BEC informou ontem que não poderia tomar uma decisão antes da conclusão do processo de votação, e que também não podia interrompê-lo, visto que "não existe uma lei que preveja tais situações".

As autoridades centrais afirmaram que se o candidato liberal tivesse ganho, as eleições teriam sido validadas, mas na atual situação, na qual o morto saiu triunfante, se deverá adotar uma decisão nos próximos dias.

Por enquanto, Neculai Ivascu, morto no hospital na manhã de ontem, aos 58 anos, por uma doença crônica no fígado, continua sendo oficialmente prefeito de Voinesti, após ocupar o cargo durante os últimos 18 anos.

Fonte: EFE
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2954102-EI1141,00-Morto+ganha+eleicoes+municipais+na+Romenia.html

Esculturas de "ovelhas-bananas" invadem Liverpool

A cidade de Liverpool, na Inglaterra, mais conhecida por ser a cidade dos Beatles, foi invadida por Superlambananas, esculturas que parecem uma mistura de ovelha com banana.

Criada há 10 anos pelo artista japonês Taro Chiezo, a Superlambanana, algo como "super-ovelha-banana" em português, é uma abordagem sobre a engenharia genética e virou parte da paisagem urbana de Liverpool.

Agora, mais de cem réplicas da escultura original foram espalhadas pela cidade. Cada uma das Superlambananas foi enfeitada por artistas, escolas e comunidades. Elas ficarão expostas nas ruas por dez semanas.

Fonte: BBC Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2953174-EI1141,00-Esculturas+de+ovelhasbananas+invadem+Liverpool.html