quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Escultor faz maquete com 11 mil cubos de açúcar

Um escultor usou 11.256 cubos de açúcar para fazer uma maquete de um prédio de apartamentos que deverá ser construído em Belfast, na Irlanda do Norte.

O artista irlandês Brendan Jamison criou a maquete do prédio de 14 andares, projetado por um escritório de arquitetura.
Ele deu uma atenção especial a detalhes como sacadas, terraços e o telhado curvo da cobertura.
O artista afirmou que seu estilo de arte "sempre foi muito influenciado pela arquitetura".

Ele disse que gostou do desafio de trabalhar na maquete especialmente porque o prédio ficará a apenas cem metros de seu estúdio em Belfast.

"Açúcar é um material bom para se trabalhar, ele pode ser cortado e esculpido para criar formas orgânicas e os cristais de açúcar podem resultar em uma superfície brilhante sob luz natural", afirmou.

O artista estima que sua maquete, com 60 centímetros de altura, 67 centímetros de largura e 41 centímetros de profundidade contenha 8,16 bilhões de cristais de açúcar. Sua maquete consumiu ainda 2,25 litros de cola.

"Eu venho usando cubos de açúcar como tijolos em esculturas grandes desde minha exposição Masters of Art, em 2004. Na época, criei uma série de sete esculturas tipo minaretes com 9 pés de altura (o equivalente a 2,74 metros)."

Segundo Jamison, foi isso o que chamou a atenção do Grupo Fitzrovia, que criou o projeto do edifício. O nome do edifício também é uma forte indicação da conveniência de ter um escultor que trabalha com açúcar: ele se chamará Sugar Walk.

O modelo de Brendan Jamison foi baseado em um projeto original produzido pela empresa Gregory Architects, e a construção do prédio será concluída em 2011.

Fonte: BBC Brasil

Japão: militar é suspenso por comprar calcinha nu

Um oficial da força aérea japonesa foi suspenso por dez dias por entrar em uma loja de conveniências nu e comprar roupas de baixo femininas no início de setembro, no Japão, informou a agência Reuters na última sexta-feira.

O homem estaria voltando para casa de madrugada após uma festa de despedida para um colega, quando decidiu tirar a roupa nos fundos de uma loja de conveniência. Ele então entrou no estabelecimento e comprou peças íntimas femininas.

"Ele estava apenas com sua carteira e os tênis", afirma um porta-voz da base aérea Matsushima, em Miyagi, no norte de Japão.
"Ele achou que seria engraçado entrar completamente pelado na loja, que isso surpreenderia as pessoas".
No momento do incidente, apenas o atendente do estabelecimento estava no local. Ele chamou a polícia logo após a saída do militar, que foi indiciado por exposição indecente.

Dublin: mulher vestida de batata fica horas olhando o mar

Um festival de artes pouco convencionais chamou atenção nas ruas da capital irlandesa, Dublin, neste sábado. Dezenas de pessoas se reuniram para ver uma série de apresentações diferentes, como a da artista Amanda Coogan, que cobriu o corpo inteiro com batatas e passou seis horas sem se mover, olhando para o mar.

A instalação, chamada "Como explicar o mar a alguém que não come batatas", foi inspirada na obra do alemão Joseph Beuys, um dos mais influentes artistas europeus do século XX. Coogan ficou com o rosto coberto por um material simulando ser ouro e enfrentou os cerca de 8 graus de temperatura de Dublin, usando os vegetais como proteção. O objetivo da exibição, segundo ela, era se concentrar e ponderar sobre o mundo além do oceano.

O festival foi apreciado até por quem estava voltando para casa e não sabia das apresentações. O artista Alex Conway usou água e equipamentos eletrônicos para criar novos sons utilizando um ponto de ônibus. Muitas pessoas que esperavam o transporte no local, acabaram ficando por lá mesmo e deixando para pegar o ônibus mais tarde.

Quem andou mais alguns metros, encontrou uma banda bem diferente. Os músicos comandados por Gareth Kennedy usaram uma cabine pública para criar uma espécie de palco secreto, onde só os instrumentos apareciam. O grupo ficou escondido dos espectadores durante toda a apresentação, que teve diversas músicas da banda Tears for Fears.

A idéia acabou beneficiando os artistas, já que eles ficaram o tempo todo protegidos do frio e da chuva. Mas o público não se abalou com o mal tempo e permaneceu por lá até o fim, para aplaudir o concerto.

E logo no fim do show, começou mais uma exibição performática. A artista Frances Mezzeti escalou pedras e árvores enquanto interagia com os espectadores. Ela utilizou retalhos de pano, cadeira velha e até algas marinhas mortas para ilustrar a arte alternativa. A idéia da instalação foi questionar as pessoas sobre o lugar dos idosos na sociedade.


Fonte: Terra

Escocês põe papagaio à venda e dá casa de brinde

O dono de um papagaio na Escócia está vendendo o que pode ser o bichinho de estimação mais caro do mundo.

Chev, um papagaio de penas multicoloridas e que vive com o seu dono, Jim Gallagher, de 54 anos, em Airdrie, no centro-sul do país, vai passar para as mãos de quem oferecer mais de 179 mil libras esterlinas (o equivalente a cerca de US$ 284 mil).

Mas o comprador também vai levar de brinde a casa de três dormitórios de Jim.
Ele teve a idéia de vender a ave com a casa para conseguir dinheiro para emigrar para a França ou a Espanha. Jim Gallagher disse à BBC: "Eu acho que estou oferecendo uma barganha muito boa."

O encanador autônomo disse que decidiu vender tudo e ir embora com a filha, Karen, de 27 anos, depois da morte de seu filho, Mark, de 31 anos, em conseqüência de um ataque de asma.

"O meu filho era o meu melhor amigo, nós faziamos tudo juntos. A casa me lembra dele. Tem tantas lembranças boas mas é hora de ir para a frente", disse Jim. A idéia de vender o papagio e dar o imóvel para quem a comprar foi de Mark, disse Jim.

"Nós estávamos em Sevilha para a final da Copa da Uefa há uns anos e quando nós tentamos comprar os ingressos na internet as pessoas estavam vendendo um cachecol (com o símbolo do time) com a entrada para o jogo de brinde", afirmou.

"Mark achou que a novidade poderia funcionar com Chev." E Jim disse que já apareceram interessados. "Uma mulher telefonou dizendo que gostaria de comprar o papagio mas que não estava interessada na casa", afirmou.

"Mas ela vivia em um apartamento e Chev precisa de espaço para voar." O encanador escocês reconhece que pode ter saudades do papagaio e faz questão de que cudem bem dele, mas ele está convicto de suas prioridades.

"Se alguém fizer uma oferta pela casa mas não quiser a ave, eu não vou dizer não." "Eu já tenho uma ou duas pessoas de reserva para cuidar dele assim que a casa for vendida", afirmou.