domingo, 8 de junho de 2008

Funcionários de templo ganham direito de usar cuecas


Depois de dez anos de proibição, 200 funcionários de um templo hindu no Estado de Kerala, no sul da Índia, poderão usar cuecas durante o turno de trabalho.

A decisão foi tomada por uma comissão de direitos humanos que ordenou ao templo Sabarimala - o segundo mais visitado do sul da Índia - que retirasse a proibição relacionada aos trajes dos funcionários.

A proibição havia sido imposta depois de vários incidentes envolvendo roubos e furtos das doações disponíveis no local, visitado por cerca de 50 milhões de pessoas apenas durante o período de peregrinação.

Por sua popularidade, o templo recebe quantias significativas em doações em forma de dinheiro, ouro, prata e diamantes.

Somente no ano passado, o templo recebeu o equivalente a U$ 19 milhões (R$ 31 milhões) em doações.

Desde que roubos começaram a ser observados no local, os funcionários que trabalham na sala principal do templo, onde as doações são mantidas, tiveram que passar a usar apenas uma espécie de sarongue conhecido como "mundu" durante o trabalho.

A comissão de direitos humanos, formada por autoridades do governo local, tomou conhecimento da proibição do uso de peças íntimas através de uma denúncia anônima.

Além de ordenar a retirada da proibição, a comissão pediu ao governo que tomasse as medidas necessárias para que os funcionários do templo possam usar cuecas e que aparatos modernos sejam instalados para prevenir roubos e ladrões.

Segundo os empregados do templo, o manuseio de tamanha quantidade de dinheiro e jóias já não é mais possível, mesmo com 60 funcionários trabalhando em cada turno na sala principal do Sabarimala.

Especialistas afirmam que o templo precisa de algumas modernizações como a instalação de equipamentos de raio-X para garantir a segurança, além de melhores instalações sanitárias.

O Sabarimala é um dos destinos mais populares de peregrinação em Kerala, localizado na cadeia de Montanhas Sahyadri.

Fonte: BBC Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2904625-EI1141,00-Funcionarios+de+templo+ganham+direito+de+usar+cuecas.html

Milhares de Smurfs "invadem" cidade na Alemanha


Milhares de Smurfs "invadiram" a cidade alemã de Erlangen. Na verdade, voluntários espalharam os bonecos pela localidade para comemorar os 50 anos dos personagens, segundo a agência AP.

Eles foram colocados em vitrines de lojas, praças públicas, telefones e até em locais mais inusitados, como em um relógio no centro do município. Os moradores se supreenderam com a "multidão" de Smurfs que apareceu nas ruas.

Os brinquedos são todos brancos, para que as crianças possam pintá-los. Os Smurfs foram criados pelo ilustrador belga Peyo e apareceram pela primeira vez em 1958 no Le Journal de Spirou, de acordo com o site oficial dos personagens.

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2901096-EI1141,00-Milhares+de+Smurfs+invadem+cidade+na+Alemanha.html

Senegal: incenso vira arma para salvar casamentos


As mulheres senegalesas estão recorrendo a uma velha arma para manter seus casamentos em um período em que crescem os índices de divórcios no Senegal e, especialmente, na capital, Dakar.

A arma é um incenso extraído da casca de árvores locais e conhecido como thourayye (pronuncia-se tchurai).

Segundo a crença popular no país, o perfume deste incenso tradicional tem o poder de afastar espíritos ruins.

Agora, as mulheres senegalesas estão usando o incenso também como solução para seus problemas conjugais.

Sanou Ba, casada há três anos, disse que usa thourayye, e que seu marido adora o perfume.

"Existem tipos diferentes de thourayye e um dos meus segredos é usar um mesmo tipo por um longo período, para que meu marido se acostume com aquele aroma em particular", diz Sanou Ba.

"Dessa forma, quando ele estiver fora e sentir o mesmo cheiro em algum lugar, vai pensar em mim."

Ritual
A queima do thourayye é parte da rotina em muitos lares em Dakar. Ao cair da noite, as mulheres são vistas queimando carvão em potes de argila especiais. O carvão queimado é coberto com cinza branca, que é aquecida pelo carvão.

O thourayye é então colocado sobre a cinza branca que, por sua vez, queima o incenso, e a fumaça resultante perfuma o ambiente.

A importância deste incenso na cultura senegalesa pode ser avaliada por sua presença no cancioneiro popular, e muitas das grandes compositoras do país dedicaram canções ao thourayye.

Entre elas está Fatou Laobae, que além de cantar o incenso em suas músicas, também fundou o Centro Thourayye de Aconselhamento para Casais. O centro funciona no apartamento da cantora.

Ao chegar, o visitante é saudado pelo aroma do incenso. Entre outros objetos à disposição, estão colares de contas que as senegalesas usam como cintos à noite.

Na penumbra, as contas brilham e fazem um ruído atraente e sugestivo. Fazendo piada, os homens senegaleses apelidaram os cintos de "armas de destruição noturna".

Poder afrodisíaco
A fundadora do centro, Fatou Laobae, diz que quando se trata de manter um bom casamento, tanto o homem quanto a mulher têm seus papéis.

"O thourayye tem muita importância nisso, mas o grande segredo para nós, mulheres, é que mesmo que seu marido seja fraco, no momento em que você coloca o incenso, o perfume faz crescer nele a paixão por você", explicou.

"Sempre que você sente o aroma do thourayye, sua mente vai direto para a pessoa que você mais ama", disse Fatou Laobae. "O thourayye fortalece o amor".

A estratégia das mulheres senegalesas para estabilizar seu casamento é simples: manter o homem feliz em casa para que ele não tenha vontade de sair e, possivelmente, cair na tentação.

Samory Gassama está casado há cinco anos e tem dois filhos. Ele disse que, no caso dele, a tática está funcionando.

"Parece que nossas mulheres estão ficando cada vez mais inventivas para manter seus casamentos", disse Gassama.

"Por exemplo, quando está frio, minha mulher esfrega thourayye em todo o seu corpo. O perfume enche o quarto e me faz dormir profundamente. Eu acordo bem depois da hora habitual", acrescentou.

Fonte: BBC Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2902347-EI1141,00-Senegal+incenso+vira+arma+para+salvar+casamentos.html

Museu veste múmias após protestos de visitantes

Um museu da cidade de Manchester, noroeste da Inglaterra, teve de cobrir duas múmias egípcias expostas no local após o protesto de alguns visitantes ofendidos com a nudez das mesmas, informou a agência Ansa.

As múmias em questão - duas das 11 expostas - foram cobertas com um pano após algumas pessoas terem pedido que elas fossem expostas "com dignidade".

O museu disse que os panos irão permanecer até ser concluída uma consulta pública sobre "como mostrar os restos humanos". O presidente da Sociedade para o Antigo Egito de Manchester, Bob Partridge, definiu a decisão do Manchester Museum como "ridícula" e disse estar "sem palavras".

A coleção do museu está entre as três maiores de antiguidade egípcia do país, com cerca de 20 mil objetos.

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2901419-EI1141,00-Museu+veste+mumias+apos+protestos+de+visitantes.html

Gata presa sobrevive lambendo janelas por 2 meses

Uma gata ficou presa acidentalmente em uma cabana de jardim por dois meses e sobreviveu lambendo a condensação de água nas janelas. Emmy ficou presa quando seguia seu dono até a pequena cabana-depósito, na cidade britânica de Toray. O local estava sendo trancado para a temporada de inverno.

A gata deixou marcas de sua língua nos vidros da cabana. O animal de estimação foi dado como desaparecido até que o dono retornou ao abrigo e achou a gata magérrima.

Após o episódio, a família mudou de casa e doou o animal para um centro de cuidados, segundo a BBC. A gerente do local, Laura Valentine, disse que eles ficaram muito chateados com o estresse que causaram à gata de 10 anos. "Ela está absolutamente bem agora, é uma pequena lutadora", afirmou.

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2197402-EI1141,00.html