sábado, 28 de junho de 2008

Elefanta volta a andar com prótese após pisar em mina terrestre


As minas terrestres, que vitimam pessoas em diversos países onde há ou já houve conflito, causaram a perda de uma perna da elefanta Mosha em 2006 na Tailândia. Neste ano, ela pôde voltar a andar com o auxílio de uma prótese.

Mosha era ainda filhote --tinha sete meses-- quando pisou em uma mina. A explosão dilacerou sua perna dianteira direita, que teve de ser amputada.

Aos dois anos e sete meses, a elefanta ganhou a prótese dos Amigos do Hospital de Elefantes Asiáticos, localizado em Hangchatr, ao norte do país. A entidade atua há quase 20 anos na Tailândia.

Agora, ela está aprendendo a andar com a ajuda do aparelho, após ser submetida a um longo trabalho de fisioterapia.

A entidade tem como objetivo proporcionar melhores condições de vida para elefantes.

Fonte: Folha Online
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u415225.shtml

Pilotos dormem e avião vai parar em outra cidade na Índia


Um avião da companhia Air India foi parar em outro destino depois que os dois pilotos dormiram durante o vôo, informa nesta quinta-feira um jornal da Índia. O incidente ocorreu há cerca de duas semanas, quando o avião levava a bordo uma centena de passageiros.

A aeronave saiu de Dubai à 1h da madrugada e pousou em Jaipur (noroeste) às 7h locais. Deste local, seguiu para Mumbai, a megalópole das finanças e do cinema do país.

"Porém, após ter efetuado um vôo noturno, o nível de cansaço é máximo e os dois pilotos dormiram após o avião sair de Jaipur", contou uma fonte anônima ao jornal "The Times of India".

O avião estava no piloto automático. Ao se aproximar do aeroporto de Mumbai, os controladores de tráfego aéreo tentaram entrar em contato com a tripulação, mas a aeronave seguiu a grande altitude rumo a cidade de Goa, mais ao sul.

"Só quando o avião entrou em espaço aéreo de Mumbai, a torre de controle percebeu que os pilotos não respondiam", explicou. "Até pensamos em um seqüestro", acrescentou.

Os controladores conseguiram soar um alarme de segurança que acordou os pilotos, que deram meia volta.

Fonte: France Presse
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u416314.shtml