segunda-feira, 11 de maio de 2009

Galho de árvore é achado em pulmão de homem na Rússia

Um galho de árvore de 5 cm foi encontrado no pulmão de um homem na Rússia, informou a televisão estatal russa nesta quarta-feira. Artyom Sidorkin percebeu que algo estava errado quando começou a sentir fortes dores no peito e a tossir sangue.

Médicos pensaram que Artyom tinha um tumor em um dos pulmões. Ao fazer uma biópsia, os médicos se surpreenderam ao descobrir que não era um tumor, e sim um pequeno galho. Mas não se sabe como o galho teria entrado no pulmão.

Olga Baranova, bióloga da Udmurt State University, diz que é impossível um planta crescer de uma semente dentro do pulmão humano, por que para crescer as plantas precisam de luz, água e uma temperatura certa.

Fonte: BBC Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3705175-EI1141,00.html

Cadela que passa roupas é destaque em show de talentos

Um competição que começa amanhã em Birmingham escolherá o animal de estimação mais talentoso da Grã-Bretanha. Entre os concorrentes do Ultimate Pet Show estarão vários tipos de animais de estimação, desde os tradicionais cães e gatos, passando por cavalos, coelhos e ratos, até répteis.

Os organizadores do festival anunciaram que entre os inscritos estão uma cadela da raça pastor alemão que passa roupas, coelhos que saltam obstáculos, cães que dançam, gatos que tocam piano e um cavalo que canta.

Além destes, também há Joe, o periquito australiano que anda de skate,e Dookie, o cão que pode pegar até 12 frisbees de uma vez.

Os animais serão avaliados até 4 de maio. Os talentos de cada animal será julgado por uma comissão formada porespecialistas do setor, estudiosos do comportamento animal eapresentadores de programas sobre animais de estimação.

O vencedor ira receber 250 libras de prêmio (R$ 814) e uma sessão de fotos com um fotógrafo especializado, além de uma câmera digital.

Fonte: BBC Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3738535-EI1141,00-Cadela+que+passa+roupas+e+destaque+em+show+de+talentos.html

Estudante de arte faz carro 'desaparecer'

Uma estudante de arte tornou um carro velho "invisível" usando tinta e pincel. Sara Watson, que estuda na Universidade de Central Lancashire (Uclan), passou três semanas pintando um carro modelo Skoda para que não fosse mais possível distingui-lo do cenário em volta - o de um estacionamento da escola na cidade de Preston.

"Eu estava experimentando com o conceito de ilusão mas precisava de alguma coisa mais física para produzir um impacto real", disse a estudante. O carro está sendo usado agora como propaganda para a empresa de reciclagem de materiais Recycling Lives, que cedeu o veículo para Watson.

O dono da empresa disse que ficou impressionado com o trabalho da estudante. "Da primeira vez que eu vi as fotos fiquei convencido de que alguma coisa tinha sido feita em computador", disse Steve Jackson. "Mas quando você olha mais de perto, vê o esforço e a atenção dela aos detalhes. É simplesmente incrível!"

Fonte: BBC
http://news.bbc.co.uk/1/hi/england/lancashire/8030766.stm

Banco proíbe "terço erótico" em exposição

A direção do Banco do Brasil em Brasília retirou do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio a obra "Desenhando em Terços", da artista plástica Márcia X (1959-2005), que integra a exposição "Erotica - Os Sentidos na Arte". A justificativa para a censura foi a centena de reclamações que o banco diz ter recebido contra a foto de dois terços que desenham um pênis cada e que se encontram formando uma cruz.

Censura para artistas e produtores da exposição, a decisão, segundo a assessoria do banco, "não observou só questões de imagem e aspectos empresariais, mas o ambiente onde atua, já que o banco acredita firmemente na liberdade de expressão".

A exposição foi vista por cerca de 56 mil pessoas em São Paulo (entre 12 de outubro do ano passado e 8 de janeiro deste ano) sem que houvesse registro de manifestação contrária a nenhuma obra.

"Foi com surpresa que recebemos a notícia. Nosso sentimento é de perplexidade, porque a retirada de uma obra de qualquer exposição é de pertinência apenas do curador", reclamou a produtora de "Erotica", Maria Ignez Mantovani Franco.

No Rio desde 20 de fevereiro, "Erotica" já foi vista por mais de 70 mil pessoas, com público diário estimado em 1.400. Na mostra há 110 obras, incluindo desenhos, fotos, gravuras, pinturas e instalações de mais de 50 artistas, entre os quais Pablo Picasso, Auguste Rodin, Anita Malfatti, Lygia Pape, Tunga e Alfredo Nicolaiewsky.

"É muito sério censurar um trabalho. É a volta da censura. Causar polêmica é válido, leva ao debate, mas retirar o quadro é muito ruim", criticou Nicolaiewsky.

A exposição deve ir para Brasília no próximo dia 15, mas, segundo a direção do banco, ainda não foi decidido se "Desenhando em Terços" fará parte da mostra.

O ex-deputado Carlos Dias (PTB) registrou notícia-crime na 1ª DP, no centro, por considerar a obra uma "afronta à fé católica". "Não foi algo fortuito, não é que eu não tenha gostado do quadro em termos artísticos, até porque para mim isso nem é arte. Mas esse quadro é uma agressão à Igreja Católica. Achei um absurdo."

O ex-deputado afirmou ainda que ficou "chocado" com a presença de crianças de escolas públicas em visitas guiadas na exposição. Ele, que é pré-candidato ao governo do Estado pelo PTB, foi o autor da lei que institui o ensino religioso nas escolas do Estado. Segundo a assessoria do banco, os critérios de acessibilidade à exposição foram feitos em concordância com a Justiça de Infância e Adolescência: a exposição é proibida para menores de 12 anos e permitida para jovens entre 12 e 18 na companhia de responsáveis.

Os estudantes que freqüentam a exposição têm obrigatoriamente a autorização dos pais, dentro do programa educativo do CCBB. No Rio, 16 escolas levaram 680 alunos para a exposição.

Professora de artes da Escola Municipal Henrique Magalhães, Simone Fernandes de Figueiredo, levou 34 alunos da 8ª série à exposição. "Trabalhar a sexualidade do aluno está nos parâmetros curriculares nacionais. Fui à exposição antes, vi se era interessante levá-los e ali falamos sobre a sexualidade, sobre o amor, o erotismo. Não é pornografia. Eles viram o quadro [de Márcia X] e ninguém se ofendeu, ninguém se chocou. Isso desmistifica a questão do sexo e faz parte da educação sexual. Tirar o quadro é retroceder."

Fonte: Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2004200601.htm

Britânicos tentam achar donos de 57 meias roubadas por gato

Os donos de um gato com uma paixão por meias estão entregando folhetos para os seus vizinhos na cidade de Loughborough, no centro da Grã-Bretanha, para saber se eles perderam alguma meia.

O gato Henry, 1 ano, levou para casa ao menos 57 meias desde que nasceu. Os donos querem saber agora se ele tem pego as meias de varais dos vizinhos ou se tem entrado em outras casas para roubá-las.

Henry pode ser visto constantemente sentado sobre um muro próximo à casa de seus donos com uma meia em sua boca.

Mas sua dona, Louise Brandon, diz que até agora não conseguiu devolver as meias roubadas aos seus proprietários.

"As pessoas devem estar comprando outras meias, porque agora Henry está vindo com peças novas para casa", comenta.

"Parece que há um suprimento infinito de meias da vizinhança chegando em casa, mas não sabemos exatamente de onde elas têm vindo. É um pouco embaraçoso", diz.

Fonte: BBC Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3740079-EI1141,00-Britanicos+tentam+achar+donos+de+meias+roubadas+por+gato.html

Polícia polonesa reza para diminuir acidentes de trânsito

A Polícia polonesa decidiu olhar para o céu a fim de reduzir o alto número de acidentes de trânsito registrados nas estradas do país, onde, no próximo domingo, grupos de agentes rezarão pelos motoristas e pedirão ajuda divina para evitar os acidentes.

As orações pretendem conseguir que, este ano, não se repitam as estatísticas de 2008, quando houve quase 50 mil acidentes de trânsito com 5,4 mil vítimas, o que transforma a Polônia em um dos Estados da União Europeia (UE) onde dirigir é mais perigoso.

O departamento de trânsito da polícia é o responsável por esta iniciativa, que se une a um programa governamental para promover a segurança viária e a direção responsável, informou hoje a rádio pública polonesa.

Este país europeu conta com estradas bastante deficientes, em muitos casos cheias de buracos e com o asfalto deformado devido ao trânsito dos caminhões, o que, junto com o gelo e a neve do inverno, cria um panorama preocupante.

Além de pedir a intervenção de São Rafael, as autoridades da Polônia delinearam um ambicioso plano para melhorar a rede viária e colocar fim a esta situação, o que inclui a futura abertura de várias rodovias que facilitarão a complicada circulação viária.

Fonte: EFE, via Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3723580-EI1141,00-Policia+polonesa+reza+para+diminuir+acidentes+de+transito.html

Aventureiro australiano cria "surfe de vulcão" na Nicarágua

Um novo esporte radical, criado por um australiano na Nicarágua, está ganhando força: o surfe de vulcão.

O esporte consiste na descida de uma encosta arenosa de um vulcão ativo sobre uma prancha especial.

Até agora, o esporte criado em 2005 só vem sendo praticado no Cerro Negro, um vulcão de 730 metros de altura no oeste da Nicarágua.

Mas segundo os guias responsáveis pelas descidas dos surfistas de vulcão no local, mais de 9.000 pessoas já se aventuraram por lá.

A descida da ladeira de 550 metros pode levar entre 20 segundos e 8 minutos, dependendo da velocidade, que pode alcançar os 80 quilômetros por hora.

Mas o esporte é relativamente seguro, segundo os seus criadores. "O maior risco é sofrer alguns arranhões por causa da areia vulcânica com cascalho", disse à BBC Brasil o instrutor Phillip Southan.

"Mas ao longo dos anos conseguimos limitar os riscos desenvolvendo pranchas mais seguras e com equipamentos de proteção como roupas e óculos especiais", afirma.

Os surfistas descem sentados sobre a prancha, fabricada com um assento de madeira compensada reforçada com metal sobre uma placa de fórmica.

De acordo com a instrutora Gemma Cope, a descida do vulcão de pé sobre a prancha não é recomendada para o tipo de solo, formado por areia vulcânica.

Segundo ela, descer de pé sobre a prancha reduz a velocidade e dificulta as manobras, tornando ainda as quedas mais frequentes.

"No final, mesmo quem tenta descer de pé acaba caindo tanto que desiste e termina de descer sentado de qualquer forma", diz ela.

O Cerro Negro é o vulcão mais jovem da América Central. Sua primeira erupção foi em 1850. Desde então, ele entrou em erupção mais de 20 vezes, a última delas em 1999.

Fonte: Terra, BBC Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3720314-EI1141,00-Aventureiro+australiano+cria+surfe+de+vulcao+na+Nicaragua.html