CIDADE DO CABO - Dois chifres de rinoceronte do século 19 roubados de um museu na África do Sul podem ser mortais se vendidos como um popular afrodisíaco, pois estão encharcados de veneno, disse um de museu na segunda-feira.
Os chifres "inestimáveis" foram surrupiados de uma mostra na galeria de mamíferos históricos na Cidade do Cabo na noite do último sábado, afirmou Jattibredekamp, executivo-chefe dos Museus Iziko.
"Sem saber, os ladrões se expuseram a mais do que o risco de serem presos e processados", afirmou Bredekamp em um pronunciamento.
"Antes da metade do século XX, peças de taxidermia eram preparadas sendo mergulhadas em arsênico, e preservadas de infestações de insetos através de aplicações regulares de DDT, ambos venenos altamente tóxicos, e que retêm sua toxidade ao longo do tempo".
Bredekamp disse que os chifres foram deliberadamente escolhidos em um assalto cuidadosamente planejado, e podem ter sido levados para a Ásia, onde pó de chifres de rinoceronte são um estimado afrodisíaco.
"Isto pode ter consequencias imprevistas", disse Bredekamp.
As populações de rinocerontes diminuíram dramaticamente nas últimas décadas devido à caça ilegal, que dizimou os animais por toda África.
Bredekamp disse que os museus em todo o mundo têm sido alvo do crime organizado para ajudar a suprir mercados lucrativos com uma ampla gama de artefatos. Depois de uma tentativa anterior de roubo, os museus oficiais da África do Sul retiraram vários outros exemplares de chifres de rinoceronte da exposição pública.
Fonte: Reuters
http://www.reuters.com/article/oddlyEnoughNews/idUSHAR46004820080414
0 comentários:
Postar um comentário