terça-feira, 1 de julho de 2008

Edição moderna de guia de boas maneiras dá dicas até de adultério

LONDRES - Durante centenas de anos, os livros Debrett têm guiado a aristocracia britânica quando o assunto envolve as sutilezas da realeza, como assistir às corridas ou comer sopa da maneira correta.

Agora, os mesmos editores que publicam a "bíblia" do comportamento de sangue-azul estão se aventurando em áreas da vida de uma moça moderna, que antes não eram sequer mencionáveis, com um novo livro que dá dicas sobre adultério, topless e fofocas envolvendo a vida das celebridades.

De acordo com a editora, Jo Aitchison, o novo livro "Etiqueta para Garotas", é um sinal de que os tradicionais árbitros da civilidade estão se atualizando.

"É uma aceitação da vida moderna", declarou ela à Reuters. "Estamos tirando Debrett da época Vitoriana e tentando fazer com que ele seja relevante hoje em dia". A primeira edição do Debrett, Peerage and Baronetage - conhecido na Grã Bretanha como "toff's bible" - foi publicado em 1769 e seu livro de boas maneiras, "A Forma Correta", tem guiado a alta sociedade inglesa há décadas.

Os conselhos do novo guia para garotas vão de como conduzir um caso no escritório sem baixaria ou como ficar com alguém por apenas uma noite, até a melhor maneira de fumar em ocasiões sociais, ou como se comportar ao conhecer uma celebridade.

"Evite agarração no escuro ou apalpadas no banco de trás de um táxi" afirma o guia, quando o assunto é "ficar com alguém". "Converse o que for necessário para evitar ficar grávida ou alguma doença e vá em frente".

Sobre fumar, o livro afirma: "sempre use um cinzeiro - nunca uma garrafa de vinho, vaso de flores ou prato usado - e evite deixar a fumaça sair de suas narinas. Também é deselegante deixar o cigarro pendurado na boca".

Mas Aitchison insiste que o livro não é só sobre sexo, mentiras e baladas. Os valores fundamentais do Debrett continuam sendo elegância, compostura e dignidade, esteja você jantando com a rainha ou traindo seu marido.

"Estamos tentando transmitir confiança para que as moças possam se comportar da maneira correta" declarou a editora à Reuters. "É mais ou menos como um guia de sobrevivência para a vida moderna, por isso tivemos que incluir certos assuntos que são novos para o Debrett".

O mundo das celebridades está lotado de "fãs enlouquecidos e gente que quer pegar carona na fama", afirma o livro, e por isso mesmo é melhor tratar o tema com cautela.

Aitchison aponta que o livro também inclui sugestões para assuntos menos arriscados do que casos extraconjugais, como por exemplo a maneira correta de se comportar indo para o trabalho: "não fique sentada no ônibus inclinada sobre seu celular". E o que se deve levar a um festival de música: "fones de ouvido e um travesseiro".

Fonte: Reuters
http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,AA1309022-6091,00.html

0 comentários: