terça-feira, 15 de julho de 2008

Laser cega ravers em Moscou

Quase trinta pessoas que freqüentavam uma rave realizada semanas atrás próxima a Moscou, capital russa, tiveram suas retinas queimadas por causa do laser que animava a festa. A chuva forte que caía obrigou o Aquamarine Open Air Festival a ser realizado embaixo de tendas, fazendo com que o show de laser, que incialmente deveria ser apontado para o céu, acabasse sendo direcionado para o público.

"Todas estas pessoas tiveram suas retinas queimadas, com cicatrizes bem visíveis. A perda da visão em alguns casos chega a 80%, e a recuperação é quase impossível", declarou um oftalmologista ao jornal russo Kommersant.

"Eu imediatamente vi um ponto escuro, como quando você olha muito para o sol", contou Dmitri, um dos atingidos. "Depois de três dias eu decidi ir ao hospital. Eles me examinaram, perguntaram se eu tinha ido ao festival, e me puseram internado imediatamente. Eu não pude nem ir pra casa pegar minha coisas."

Responsáveis pela empresa Cosmic Connection, promoter da rave, ainda não foram encontrados para se pronunciar sobre o caso.

IMPRUDÊNCIA
"Lasers podem causar danos aos olhos, causando queimaduras nas sensíveis células da retina ou aquecendo o fluído dos olhos, causando uma pequena erupção. Armas que usam laser para cegar as vítimas foram banidas em 1998 pelas Nações Unidas, mas as que apenas causam tontura pelos lasers ainda podem ser encontradas.", publicou o site New Scientist.

O dono de uma locadora de lasers em Moscou, Valentin Vasiliev, declarou ao jornal que o acidente na rave foi provavelmente causado por "imprudência e falta de preparo" dos técnicos contratados pelo evento. Segundo Vasiliev, o laser era forte demais para ser usado dentro de um espaço tão pequeno, e deveria ter sido dispensado.

Fonte: rraul.com
http://rraurl.uol.com.br/cena/5467/Laser_cega_ravers_em_Moscou

0 comentários: