sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Casas minúsculas viram mania entre americanos

Quando estava na casa dos 20 anos, Michael Janzen fazia cerâmica e vivia em uma cabana na região rural da Califórnia cujo tamanho ele estima em "mais ou menos o de uma garagem para dois carros". Depois de casar, ele arranjou emprego como especialista em Web design em um banco, e agora chegou aos 40 anos equipado com todos os sinais de sucesso de um proprietário de imóveis próspero: uma piscina nos fundos, um serviço que cuida da faxina, um jardim decorado por árvores bonsai japonesas -pequenos pinheiros negros miniaturizados.Sua casa de 160 m² em Fair Oaks, Califórnia, uma construção térrea projetada pelos irmãos Streng, construtores californianos da metade do século passado que baseavam seus projetos nos modelos do incorporador imobiliário Joseph Eschler, um proponente da arquitetura modernista, é exatamente o tipo mais procurado pelos adeptos da arquitetura moderna.

Assim, porque Janzen teria dedicado seus meses de verão a construir uma minúscula casa de 7,20 m², com material que ele conseguiu de graça no site de classificados online Craigslist? Não exatamente. De acordo com Janzen, ele veio a compreender que "essa não é a vida que eu desejo - a vida de um cara que precisa trabalhar demais a fim de poder pagar a hipoteca que permite viver em uma casa como essa".

Ele dedicava suas noites e seus fins de semana ao trabalho, desenhando uma planta cujas dimensões eram medidas não em metros mas em centímetros, pregando chapas de madeira obtidas de graça para criar a estrutura ou consertando um velho trailer que lhe serviria de fundação. A reação inicial de sua mulher, Julia, foi perguntar se "essa é uma daquelas casas que o Unabomber construiria".

O fator que serviu como catalisador da decisão, disse ele, foi assistir à profunda queda no valor de mercado de sua casa, e do restante do mercado de imóveis, enquanto o tempo e o dinheiro necessários a manter a casa em bom estado aparentemente nunca param de crescer. "Os custos de energia são enormes", ele disse, "e quanto maior fica a sua propriedade, mais coisas você tem a fazer".

Fonte: The New York Times
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3180049-EI1141,00-Casas+minusculas+viram+mania+entre+americanos.htm


0 comentários: