quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Escultor faz maquete com 11 mil cubos de açúcar

Um escultor usou 11.256 cubos de açúcar para fazer uma maquete de um prédio de apartamentos que deverá ser construído em Belfast, na Irlanda do Norte.

O artista irlandês Brendan Jamison criou a maquete do prédio de 14 andares, projetado por um escritório de arquitetura.
Ele deu uma atenção especial a detalhes como sacadas, terraços e o telhado curvo da cobertura.
O artista afirmou que seu estilo de arte "sempre foi muito influenciado pela arquitetura".

Ele disse que gostou do desafio de trabalhar na maquete especialmente porque o prédio ficará a apenas cem metros de seu estúdio em Belfast.

"Açúcar é um material bom para se trabalhar, ele pode ser cortado e esculpido para criar formas orgânicas e os cristais de açúcar podem resultar em uma superfície brilhante sob luz natural", afirmou.

O artista estima que sua maquete, com 60 centímetros de altura, 67 centímetros de largura e 41 centímetros de profundidade contenha 8,16 bilhões de cristais de açúcar. Sua maquete consumiu ainda 2,25 litros de cola.

"Eu venho usando cubos de açúcar como tijolos em esculturas grandes desde minha exposição Masters of Art, em 2004. Na época, criei uma série de sete esculturas tipo minaretes com 9 pés de altura (o equivalente a 2,74 metros)."

Segundo Jamison, foi isso o que chamou a atenção do Grupo Fitzrovia, que criou o projeto do edifício. O nome do edifício também é uma forte indicação da conveniência de ter um escultor que trabalha com açúcar: ele se chamará Sugar Walk.

O modelo de Brendan Jamison foi baseado em um projeto original produzido pela empresa Gregory Architects, e a construção do prédio será concluída em 2011.

Fonte: BBC Brasil

Japão: militar é suspenso por comprar calcinha nu

Um oficial da força aérea japonesa foi suspenso por dez dias por entrar em uma loja de conveniências nu e comprar roupas de baixo femininas no início de setembro, no Japão, informou a agência Reuters na última sexta-feira.

O homem estaria voltando para casa de madrugada após uma festa de despedida para um colega, quando decidiu tirar a roupa nos fundos de uma loja de conveniência. Ele então entrou no estabelecimento e comprou peças íntimas femininas.

"Ele estava apenas com sua carteira e os tênis", afirma um porta-voz da base aérea Matsushima, em Miyagi, no norte de Japão.
"Ele achou que seria engraçado entrar completamente pelado na loja, que isso surpreenderia as pessoas".
No momento do incidente, apenas o atendente do estabelecimento estava no local. Ele chamou a polícia logo após a saída do militar, que foi indiciado por exposição indecente.

Dublin: mulher vestida de batata fica horas olhando o mar

Um festival de artes pouco convencionais chamou atenção nas ruas da capital irlandesa, Dublin, neste sábado. Dezenas de pessoas se reuniram para ver uma série de apresentações diferentes, como a da artista Amanda Coogan, que cobriu o corpo inteiro com batatas e passou seis horas sem se mover, olhando para o mar.

A instalação, chamada "Como explicar o mar a alguém que não come batatas", foi inspirada na obra do alemão Joseph Beuys, um dos mais influentes artistas europeus do século XX. Coogan ficou com o rosto coberto por um material simulando ser ouro e enfrentou os cerca de 8 graus de temperatura de Dublin, usando os vegetais como proteção. O objetivo da exibição, segundo ela, era se concentrar e ponderar sobre o mundo além do oceano.

O festival foi apreciado até por quem estava voltando para casa e não sabia das apresentações. O artista Alex Conway usou água e equipamentos eletrônicos para criar novos sons utilizando um ponto de ônibus. Muitas pessoas que esperavam o transporte no local, acabaram ficando por lá mesmo e deixando para pegar o ônibus mais tarde.

Quem andou mais alguns metros, encontrou uma banda bem diferente. Os músicos comandados por Gareth Kennedy usaram uma cabine pública para criar uma espécie de palco secreto, onde só os instrumentos apareciam. O grupo ficou escondido dos espectadores durante toda a apresentação, que teve diversas músicas da banda Tears for Fears.

A idéia acabou beneficiando os artistas, já que eles ficaram o tempo todo protegidos do frio e da chuva. Mas o público não se abalou com o mal tempo e permaneceu por lá até o fim, para aplaudir o concerto.

E logo no fim do show, começou mais uma exibição performática. A artista Frances Mezzeti escalou pedras e árvores enquanto interagia com os espectadores. Ela utilizou retalhos de pano, cadeira velha e até algas marinhas mortas para ilustrar a arte alternativa. A idéia da instalação foi questionar as pessoas sobre o lugar dos idosos na sociedade.


Fonte: Terra

Escocês põe papagaio à venda e dá casa de brinde

O dono de um papagaio na Escócia está vendendo o que pode ser o bichinho de estimação mais caro do mundo.

Chev, um papagaio de penas multicoloridas e que vive com o seu dono, Jim Gallagher, de 54 anos, em Airdrie, no centro-sul do país, vai passar para as mãos de quem oferecer mais de 179 mil libras esterlinas (o equivalente a cerca de US$ 284 mil).

Mas o comprador também vai levar de brinde a casa de três dormitórios de Jim.
Ele teve a idéia de vender a ave com a casa para conseguir dinheiro para emigrar para a França ou a Espanha. Jim Gallagher disse à BBC: "Eu acho que estou oferecendo uma barganha muito boa."

O encanador autônomo disse que decidiu vender tudo e ir embora com a filha, Karen, de 27 anos, depois da morte de seu filho, Mark, de 31 anos, em conseqüência de um ataque de asma.

"O meu filho era o meu melhor amigo, nós faziamos tudo juntos. A casa me lembra dele. Tem tantas lembranças boas mas é hora de ir para a frente", disse Jim. A idéia de vender o papagio e dar o imóvel para quem a comprar foi de Mark, disse Jim.

"Nós estávamos em Sevilha para a final da Copa da Uefa há uns anos e quando nós tentamos comprar os ingressos na internet as pessoas estavam vendendo um cachecol (com o símbolo do time) com a entrada para o jogo de brinde", afirmou.

"Mark achou que a novidade poderia funcionar com Chev." E Jim disse que já apareceram interessados. "Uma mulher telefonou dizendo que gostaria de comprar o papagio mas que não estava interessada na casa", afirmou.

"Mas ela vivia em um apartamento e Chev precisa de espaço para voar." O encanador escocês reconhece que pode ter saudades do papagaio e faz questão de que cudem bem dele, mas ele está convicto de suas prioridades.

"Se alguém fizer uma oferta pela casa mas não quiser a ave, eu não vou dizer não." "Eu já tenho uma ou duas pessoas de reserva para cuidar dele assim que a casa for vendida", afirmou.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Gato é atingido por flecha de 45 cm e sobrevive

Um gato doméstico sobreviveu depois que seu corpo foi perfurado por uma flecha de alumínio de cerca de 45 centímetros, na última terça-feira. Mesmo ferido, Marmite, como é chamado, conseguiu retornar à casa de seus donos, na cidade escocesa da Newcastleton.

O dono do gato, Mark Richardson, afirmou que o felino deve ter usado uma de suas sete vidas para sobreviver à dolorosa experiência. A polícia agora investiga se o gato foi ou não vítima de um ataque deliberado e que tipo de arma foi usada.

No dia seguinte ao ataque, Marmite conseguiu voltar à casa de seus donos, que o encaminharam a um hospital veterinário para que a flecha fosse retirada de seu corpo.

"Ele está se recuperando bem, mas teve muita sorte. Deve ter perdido uma das vidas depois disso", disse Richardson, que explicou que a flecha entrou pela parte frontal, passou próximo da espinha dorsal e saiu perto das patas traseiras do animal.

Segundo o dono do felino, o vetererinário explicou que a flecha ficou a poucos centímetros de órgãos vitais e da espinha dorsal. "Não sabemos se alguém estava atirando flechas na floresta e acidentalmente atingiu o gato. Mas isto poderia ter ferido uma criança. Se foi proposital, é muito triste e espero que a polícia capture o responsável", disse o dono.

Fonte: BBC Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3143353-EI1141,00-Gato+e+atingido+por+flecha+de+cm+e+sobrevive.html

Professor perde provas e promete cerveja a alunos

O sumiço de 113 provas de uma das matérias mais difíceis do curso de administração de uma faculdade alemã promete acabar em chope. Para tentar contornar o incidente, ocorrido na Universidade de Hohenheim, em Stuttgart, sul da Alemanha, um professor prometeu pagar cem litros de cerveja a seus alunos.

É que, com o desaparecimento dos exames, eles serão obrigados a fazer novamente o teste no próximo semestre. Uma caixa contendo 113 de um total de 800 provas feitas pelos estudantes na disciplina Técnica de Contabilidade sumiu misteriosamente da sala em que os exames seriam corrigidos.

"Não há outra opção. Infelizmente, vocês terão que fazer o teste de novo", afirmou o professor Christian Klein diante dos estudantes, convocados durante as férias de verão para uma reunião de esclarecimento.

Provas incineradas

O desaparecimento dos papéis só foi percebido semanas depois, após dezenas de alunos se queixarem de terem ficado sem nota. O provável destino dos exames, segundo o professor Klein, teria sido uma usina de incineração de lixo.

O docente descartou a hipótese de furto e afirma que a única opção possível é que a caixa com os exames tenha sido confundida com papel velho por uma faxineira, que jogou o material no lixo.

A empregada do serviço de limpeza que trabalhava no dia está em férias e ainda não pôde ser contatada. Sem querer culpar o pessoal da limpeza, o professor assumiu total responsabilidade pelo incidente.

"A caixa com as provas estava, infelizmente, muito perto da lata de papel velho", reconheceu Klein. "Assumo toda a responsabilidade e lamento realmente o ocorrido", disse.

Além da cerveja gratuita - que não chegou a empolgar a maioria dos estudantes -, Klein prometeu oferecer tutores especiais para auxiliar os alunos na preparação para a segunda prova e também um "teste absolutamente justo", embora as condições, ressaltou, tenham que ser as mesmas da primeira prova.

"Mas garantimos que todos ficarão satisfeitos no final", assegurou Klein. Do contrário, é possível que ele adote a idéia da própria mulher. "Minha mulher sugeriu, como forma de ressarcimento, que eu distribua tomates aos alunos e me ponha como alvo, na frente da sala de aula", brincou o economista.

Fonte: BBC Brasil
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3145509-EI1141,00-Professor+perde+provas+e+promete+cerveja+a+alunos.html


Gêmeos participam de encontro anual em Berlim

Mais de 60 pares de irmãos idênticos participam neste final de semana do 6º encontro anual de gêmeos de Berlim, na Alemanha, de acordo informações divulgadas neste sábado pela agência AFP.

O encontro acontece no zoológico da cidade. Durante a confraternização, os participantes almoçaram juntos e visitaram os bastidores do parque. O evento foi organizado por Christian Andreas Bergel.

Fonte: Reuters
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3146387-EI1141,00-Gemeos+participam+de+encontro+anual+em+Berlim.html


Suíços jogam golfe com estrume de vaca nos Alpes

Dezenas de suíços participam neste final de semana do Terceiro Torneio de Golfe com Estrume de Vaca, em Riederalp, nos Alpes, informou neste sábado a agência AP.

A única regra do jogo é que o "atleta" consiga "pulverizar" o máximo de estrume possível com suas tacadas. Quem "destruir" mais dejetos em duas horas é declarado o vencedor.

Fonte: Reuters
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3146505-EI1141,00-Suicos+jogam+golfe+com+estrume+de+vaca+nos+Alpes.html


Sérvia quer "importar" 250 mil noivas para solitários

Autoridades do governo sérvio estão "importando" 250 mil noivas para se casarem com jovens solitários do país. Segundo informações divulgadas pelo diário online Ananova nesta segunda-feira, chefes do serviço social já estariam conversando com seus pares de países vizinhos como Ucrânia, Moldávia e Rússia em busca das mulheres ideais.

"Há 250 mil jovens solteiros em vilarejos sérvios que gostariam de se casar, mas não há mulheres para isso", afirma Zeljko Vasiljevic, secretário de políticas sociais do governo sérvio.

"Eu já mantive conversas com a embaixada ucraniana e nós descobrimos que existem áreas naquele país com muito mais mulheres do que homens. Isto representa uma boa oportunidade para as duas partes", comenta Vasiljevic.

"A medida vai nos ajudar a reviver vilarejos remotos que estão morrendo".

No entanto, o secretário informa que a busca não se limita aos países vizinhos e que mulheres podem ser importadas de nações mais distantes. "Há muito potencial para noivas em Camboja, Laos, Birmânia e Vietnã. As meninas desses países têm uma tradição de engravidar", expõe o ministro. "E elas também são boas na agricultura", complementou.

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3150175-EI1141,00-Servia+quer+importar+mil+noivas+para+solitarios.html


Polônia: lixo do vizinho amortece queda do 9º andar

Um polonês sobreviveu a uma queda de nove andares graças aos colchões que seu vizinho tinha jogado fora. Lucky Tom Sobieski, 39 anos, caiu aproximadamente 30,5 m da varanda de seu apartamento, em Sopot. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo diário online Ananova.

Sobieski sofreu apenas uma fratura no braço e em uma costela. Um porta-voz do serviço de emergência que o levou até o hospital disse que o homem caiu sobre os colchões que alguém tinha deixado na rua para levar a um depósito de lixo mais tarde.

Os objetos amorteceram a queda do polonês, que, apesar das fraturas, estava muito feliz, segundo o porta-voz.

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3150839-EI1141,00-Polonia+lixo+do+vizinho+amortece+queda+do+andar.html


Polícia cai em trote e leva boneco para legista

Policiais japoneses parecem ter sido vítimas de um trote depois que descobriram que um "corpo", encontrado em uma mala num resort, se tratava na verdade de um boneco. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo diário online Metro.

Os investigadores descobriram o que parecia ser um corpo em uma floresta de Izu City, onde fica o resort, depois de uma ligação anônima.

Aparentemente, os policiais acreditaram que havia um corpo dentro da mala e o levaram para uma delegacia da cidade, onde deveria ser submetido a exames para a identificação do cadáver.

Porém, quando o médico legista abriu a mala descobriu se tratar de um boneco. De acordo com o jornal Asahi, o boneco era sofisticado, estava vestido e acondicionado em um saco verde.

A polícia investiga agora se foi vítima de um "ardiloso trote".

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3152236-EI1141,00-Policia+cai+em+trote+e+leva+boneco+para+legista.html



Croácia: vaga especial em shopping enfurece mulheres

Com o objetivo de agradar a maior parte de seus clientes, um shopping center de Zagreb, na Croácia, decidiu criar vagas especiais para mulheres no seu estacionamento. No entanto, a medida acabou atraindo a fúria dos públicos masculino e feminino, informa nesta terça-feira o diário online Ananova.

As vagas, decoradas com flores rosas e com mais espaço do que o normal, têm por objetivo facilitar o trabalho das mulheres na hora de estacionar. Contudo, a medida acabou desagradando o público feminino. "Eles acham que nós somos incapazes ou algo assim?", reclama uma cliente.

"É apenas sexismo retrógrado e sem sentido sugerir que as mulheres não conseguem estacionar exatamente igual aos homens, se não melhor".

A novidade também não foi bem aceita pelos clientes homens. "Por que as mulheres deveriam ganhar vagas especiais? Nós podemos entender as vagas para deficientes e para pessoas com criança", diz Ivo Markovcic. "Mas as mulheres deveriam aprender a dirigir adequadamente".

Após muitas reclamações, os gerentes do shopping precisaram pedir desculpas aos consumidores. "Nós não pretendíamos ofender ninguém. A maior parte dos nossos clientes são mulheres e nós queríamos tornar a vida delas mais fácil", afirma o diretor do estabelecimento Slobodan Skolnik.

Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3152698-EI1141,00-Croacia+vaga+especial+em+shopping+enfurece+mulheres.html