quinta-feira, 27 de março de 2008

Elefanta emagrece 500 quilos sem passar fome ou fazer exercícios

Ela teve a ração reduzida, sem passar fome, e conseguiu se livrar de 500 quilos. Mesmo para quem tem de lidar com toneladas quando o assunto é peso, foi um grande feito. A elefanta Koala, que completa 39 anos no sábado, foi submetida a uma dieta rigorosa no zoológico do Rio para melhorar o visual e cuidar da saúde.

"Ela estava com o culote muito grande, com sobras nas laterais", afirmou o biólogo Valdir Ramos Jr, coordenador do setor de mamíferos do Rio Zôo. "Mas não foi uma dieta só pelo visual, porque apesar de os elefantes terem as patas muito resistentes, eles possuem os tendões (dessa região) muito sensíveis", afirmou o biólogo.

Segundo Ramos, Koala está saudável e a medida foi para evitar complicações no futuro. "Com esses animais ocorre como no nosso caso, que quando há muita sobrecarga (no peso) podemos apresentar problemas no joelho (articulações). No caso deles com os tendões."

A ex-estrela de circo consome atualmente 150 quilos de alimentos. Fã de pão e amendoim, totalmente excluídos de sua dieta, Koala tem de se contentar com frutas, verduras e, principalmente, capim. Segundo o biólogo, a ração diária de bananas, por exemplo, foi reduzida à metade por causa do excesso de açúcar. Agora, ela come 10 dúzias da fruta ao dia.

A elefanta, ou "Elephas maximus", chegou ao zôo há 13 anos e conseguiu se livrar das centenas de quilos em excesso principalmente nos últimos quatro meses, apesar de ter entrado na dieta há mais tempo, mas muito de leve. Hoje Koala pesa aproximadamente 4,5 toneladas. Segundo o biólogo, um elefante que vive em cativeiro como ela normalmente tem por volta de 4 toneladas.

O sacrifício de Koala ficou restrito à redução da quantidade dos alimentos que consome. Exercícios não foram incluídos no "sacrifício". "Nosso viveiro não permite muitos movimentos, mas estamos começando com um projeto de enriquecimento animal, voltado ao bem-estar do animal", disse Ramos. Essas nova "filosofia animal", que envolve táticas como esconder comida no seu hábitat e colocar troncos com cheiros diferentes espalhados no local, vai permitir que a elefanta se movimente um pouco mais e fique mais ativa.

Por enquanto, Koala continuam fiel apenas à nova dieta, que será quebrada no dia do aniversário. "Ela vai fugir da dieta, vamos dar um tira-gosto, um pouco de amendoim, e vai ganhar um bolo de alfafa e capim", disse Ramos.

Fonte: UOL
http://bichos.uol.com.br/ultnot/ult295u320.jhtm

0 comentários: